terça-feira, 8 de março de 2011

Irracionalidade com coerência na gestão de novas mentalidades a níveis culturais e de socialização na diversidade com a democracia

Às vezes tenho vergonha de ser humano
Não por ser um em si
Mas sim pelas atitudes autodestrutivas e coletivas que uma pessoa pode fazer
O homem mata um ao outro por diversão
Um animal (irracional) mata outro para viver e alimentar a sua cria
O animal (racional) mata o outro por propriedade de terras, vaidade, rivalidade
O animal (irracional) luta por território, por puro extinto de sobrevivência, por melhor localização no seu habitat natural
O animal racional mata a sua parceira por medo de ser coroado ou quando se sente desafiado, por puro orgulho, machismo, ou quando o desequilibrio vem a tona com as mazelas de cada povo, cultura.
O animal (irracional) mata por vários motivos, além do irracional, é claro; como por exemplo:
O Inseto- Louva-deus - a fêmea quando gestante come a cabeça do macho, pois há uma grande concentração de nutriente para sua cria.
O animal (racional) do sexo masculino se denomina mais forte que o sexo oposto.
Mas é o sexo oposto que agüenta as piores dores e as diversas situações de desconforto necessárias para uma fluente transição de um período para o outro da sua vida.
Os animais (irracionais) tem a questão de hierarquia determinada por força, agilidade, tamanho; o que nem sempre favorece ao macho.
Há muitos casos em que a fêmea tem o dobro do tamanho do macho, e em cada espécie, com suas peculiaridades, tem uma que desperta um certo espírito de igualdade, e por que não dizer, democracia, como por exemplo o cavalo marinho: a fêmea transfere as micros criaturinhas para o macho e todo o processo de gestação é equalizada em suas atribuições.
O animal racional define um homem que se veste com roupas coloridas como sensível, afeminado, já o animal irracional quanto mais colorido for um inseto ou um outro animal, mais perigo e respeito ele obtém.
Pois é, meu amigo, depois de tudo isso só tenho uma coisa a declarar : nós temos muitas coisas a aprender com os animais irracionais; quer dizer, se procurarmos analisar e compreender nas entrelinhas e com um pouco mais de paciência, tolerância e menos futilidades e ambigüidades.

Flávio Roberto SobralDelgado

2 comentários:

  1. Sempre existe em nós essa dualidade entre o racional e o irracional... Talvez se o homem usasse sua lógica com mais instinto, ou vice-versa, sem se preocupar com o que existe no pensamento do outro e olhando para dentro de si de forma mais sensível, o mundo fosse melhor...
    O mal da humanidade não foi sentir nem pensar demais, foi não fazer ambos ao mesmo tempo.
    Ótimo texto! ^^
    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o título me pareceu meio confuso, mas o texto é bem claro: talvez devêssemos ser um pouco mais irracionais (no sentido empregado pelos animais), talvez assim nós conseguissemos agir de uma forma mais honrada nesse mundo.

    PS: gostei do comentário sobre perfeição/imperfeição no Mente Hiperativa, valeu!

    ResponderExcluir