sábado, 7 de maio de 2011

Porra

Você já ouviu aquele ditado que diz: se conselho fosse bom não se dava, vendia-se?! Pois é, o ser humano é assim, se faz ser. Nossos antecessores nos passam todas as mazelas, como por exemplo: supostos métodos educacionais, sem meio termo. Ou mima demais ou faz seguir um regime como num quartel e o resultado dos dois extremos é o incomum, é o que ostenta a demência de ambos métodos defasados de reciprocidade , educação. Quando é mimado e cresce fica egocêntrico, e abusa da persistência com malemolência e esperteza; e quando é educado de forma agressiva fica egocêntrico, usa da força física para intimidar e conseguir o que quer, às vezes a pessoa agi assim para extravasar, pois via ou vê o pai chegar bêbado em casa e bater na mulher ou no irmão. E assim vai passando adiante. As primeiras hipocrisias vem de dentro de casa, e ai aquela criança cresce, entra na adolescência, chega a fase adulta sem saber ouvir, expressar, discernir e termina por agir como o pai ou a mãe agia, sem equilíbrio emocional, essa corrente só aumenta. E ai você pergunta, por que fulaninho é tão idiota!? E ai eu pergunto para os pais, chefes, policiais e políticos porque eles não deixam a hipocrisia de lado? Sustentada pela máxima: faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Flávio Roberto Sobral Delgado

3 comentários:

  1. "Faça o que eu digo e não faça o que eu faço" esse é o dilema que meu pai usa aqui em casa, e por mais que eu diga que seus exemplos me valem mais do que mil palavras ele não consegue compreender...

    E eu que me vire pra entender que nem tudo é digno de repetição. Eu que seja crítico de questionar seus hábitos e mensurar seu discurso. E o mais difícil de tudo, eu que arrume equilíbrio pra manter essa difícil e conturbada relação.

    Não é fácil lutar contra semi-deuses, que ditam o que é certo mesmo fazendo tudo de errado; que exigem acertos mesmo ostentando tantos erros; que esperam a perfeição mesmo carregando tantos erros nas costas.

    AJA EQUILIBRIO! Eu bem eu tento, nem sempre é possível, quase sempre é difícil, mas eu vou me camuflando e me arrastando, sofrendo e aprendendo a lidar com a hipocrisia, preciso aprender em casa mesmo, pois lá fora a hipocrisia reina no mundo. Meu consolo é que estou sendo preparado, como num campo de guerra, e quando eu for ao combate pelo menos já terei sofrido o que havia pra sofrer, já terei aprendido boa parte do que fazer (e nunca tudo).

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Seja didático com seu pai, sintetize a causa de ação e reação, mostrando a vida dele como um exemplo para ele mesmo!! Como por exemplo: como o senhor se sentia quando seu pai não te dava a chance de ouvir o que você tinha a falar, de você explicar, respeitosamente o que realmente havia ocorrido, e te colocava de castigo?? Como você se sentia emocionalmente?
    Eu também te recomendo um filme: Shine, brilhante. É maravilhoso,, uma obra de primeiríssima qualidade, de uma beleza e delicadeza impecável. É para proporcionar um momento de reflexão ao seu pai, para com ele mesmo; e sucessivamente para com você e família.
    Se teu pai é assim como descreves, parabéns por compreendê-lo; você esta preparado para o segundo passo que é: estimulá-lo a olhar para si e reconhecer os próprios equívocos, e não jamais, tentar impor o seu ponto de vista a respeito dele. Fazê-lo com que ele enxergue e reconheça o filho maravilhoso que ele tem, e que não a necessidade das brigas, mais sim de um belo e maravilhoso diálogo entre pai e filho!
    Procure o melhor momento e faça, não desista do seu pai.

    Abraços.

    ResponderExcluir