domingo, 22 de maio de 2011

``Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina´´.

Cora Coralina



Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889 - 1985) foi uma poeta goiana
.

domingo, 15 de maio de 2011

Quem tem medo da loucura? Estudantes de Psicologia da UFPB realizam IV Semana de Luta Antimanicomial

Por Mabel Dias

O Coletivo Canto Geral, formado por estudantes de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza a partir desta quarta-feira (18) a IV Semana de Luta Antimanicomial. A programação é vastíssima, incluindo rodas de diálogo sobre loucura e arte, a participação da família no tratamento das pessoas que sofrem de transtornos mentais, sociedade e saúde mental, além de lançamento de livros de poesia, ato público, shows e sarau poético.

A proposta do evento é levantar a discussão das várias formas da loucura e de sofrimento psíquico e da importância da saúde mental para a cidade, como o intuito de informar, esclarecer e questionar sobre as práticas que têm sido ferramentas para o tratamento da loucura.

A programação será aberta com o lançamento do livro "Residência Terapêutica: pesquisa e prática nos processos de desinstitucionalização", no dia 18, às 8h30. Em seguida, terá início a primeira roda de diálogo da Semana, “Loucura, Arte e Cidade: as diversas formas de viver a reforma psiquiátrica”, com os facilitadores Paulo Amarante, coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública, e Flávia Fernando, diretora do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, local onde serão realizadas boa parte das atividades.

Será lá, no Juliano Moreira, também no dia 18, às 20h, que o poeta Lau Siqueira, vai lançar seu quinto livro de poesias “Sem pele”, com apresentação do Círculo dos Tambores. E nesta semana que se coloca em discussão a luta antimanicomial, a loucura e a política de saúde mental na grande João Pessoa não podia deixar de contar com a presença de Tom Zé, artista que sempre traz em suas apresentações e em sua música a inclusão das pessoas que sofrem de transtornos mentais. O show de Tom Zé será realizado no Ponto de Cem reis, Centro de João Pessoa, a partir das 20h.

Sem dúvida, o coletivo Canto Geral inovou ao pensar esta programação, trazendo à tona temas muito importantes para serem discutidos por usuários, técnicos, familiares e pela sociedade como um todo, assim como nas atividades que compõem a IV Semana de Luta Antimanicomial, tema muito pouco discutido e principalmente praticado em toda sua plenitude. Senhora das Palavras já publicou textos que falam sobre a loucura e a reforma psiquiátrica no Brasil, e que servem de base para debates nesta IV Semana, que são “Como anda a política de saúde mental no Brasil?” e “Estamira e a loucura. Ou o que é a loucura?”

O 18 de maio é a data que marca o Dia da Luta Antimanicomial. Desde 1987, um grupo de profissionais de saúde lançou um movimento nacional centralizado em Bauru (SP), com o lema "Por uma sociedade sem manicômios". O movimento luta pelo cumprimento da Lei 10.216 de 2001, que normatiza a Reforma Psiquiátrica. Em síntese, a reforma representa a implantação de uma rede de serviços substitutivos aos manicômios, como CAPS, Hospitais Dias, entre outros.

Confira a programação completa: http://semanadalutaantimanicomial.blogspot.com/

domingo, 8 de maio de 2011

Você sabe qual é o cúmulo do machismo?
Uma mulher machista!!















Flávio Roberto Sobral Delgado

sábado, 7 de maio de 2011

Porra

Você já ouviu aquele ditado que diz: se conselho fosse bom não se dava, vendia-se?! Pois é, o ser humano é assim, se faz ser. Nossos antecessores nos passam todas as mazelas, como por exemplo: supostos métodos educacionais, sem meio termo. Ou mima demais ou faz seguir um regime como num quartel e o resultado dos dois extremos é o incomum, é o que ostenta a demência de ambos métodos defasados de reciprocidade , educação. Quando é mimado e cresce fica egocêntrico, e abusa da persistência com malemolência e esperteza; e quando é educado de forma agressiva fica egocêntrico, usa da força física para intimidar e conseguir o que quer, às vezes a pessoa agi assim para extravasar, pois via ou vê o pai chegar bêbado em casa e bater na mulher ou no irmão. E assim vai passando adiante. As primeiras hipocrisias vem de dentro de casa, e ai aquela criança cresce, entra na adolescência, chega a fase adulta sem saber ouvir, expressar, discernir e termina por agir como o pai ou a mãe agia, sem equilíbrio emocional, essa corrente só aumenta. E ai você pergunta, por que fulaninho é tão idiota!? E ai eu pergunto para os pais, chefes, policiais e políticos porque eles não deixam a hipocrisia de lado? Sustentada pela máxima: faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Flávio Roberto Sobral Delgado

quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras."

( Sigmund Freud )